O Autorama ou slot car, como é conhecido nos EUA, é um carro em escala 1/24 ou 1/32 que anda em uma pista de autorama de madeira profissional, geralmente com 47,24m de percurso (155 feet), ou como foi mais conhecido no Brasil como o autorama residencial amador, com peças de encaixar de plástico. Os carros andam em uma fenda que possui duas cordoalhas e alimentadas com 13.8 volts de corrente continua (baterias). O carro de autorama profissional em escala possui um guia para andar na fenda, chassis em aço, carroceria em lexan ou acetato, pneus de borracha ou espuma, relação de coroa e pinhão em aço e nylon, e motor elétrico de 13,8 volts (de corrente continua) com escovas (carvões) e imãs permanentes.
Estes "carrinhos" de autorama nos seus modelos mais sofisticados chegam aos inacreditáveis 170 km/h !!! Estes carros necessitam de muito reflexo, em uma pista de autorama oficial com traçado "Blue king" de 47,24m de percurso (155 feet), o recorde mundial de tomada de tempo (dar uma volta completa no circuito) informatizado, é de 1,402 segundos !!! É o segundo esporte em reflexo, perdendo apenas para a esgrima. Nas corridas quem ganha é quem der mais voltas (com tempo determinado), revezando nas 8 fendas que as pistas tem, identificadas por cores que acompanham a cordoalha. Os pegas são eletrizantes, afinal todos os grandes pilotos das F-1 começaram o gosto pela velocidade exatamente no Autorama.
Voltando a uma realidade para os iniciantes, você vai precisar apenas de um acelerador, um carro de autorama, uma malinha para coloca-los, e mais algumas ferramentas simples. O custo inicial para o iniciante para possuir o seu próprio "carrinho" é inferior a R$ 350,00 , mas você pode sempre alugar um carrinho para experimentar por menos de R$ 15,00 , em algumas das pistas de autorama que construímos pelo Brasil.
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A História do Autorama no Brasil
O Autorama Profissional é um dos esportes que mais desenvolvem os reflexos.
Em 1961, o autorama já era um brinquedo difundido nos Estados Unidos. Em Porto Alegre, alguns comandantes da Varig trouxeram a novidade para o Brasil. Na mesma época em São Paulo, o grupo de senhores, Felício Cavalli, Bié, Alfredo Araujo, Ewaldo Pacini de Almeida, José Alvares Moraes e outros todos do signo de escorpião começaram se interessar também pelo esporte e fundaram a primeira escuderia, a "SCORPIUS" que treinava e competia numa pista de Autorama montada num quintal do Brás. A pista de autorama profissional foi feita com martelos e talhadeiras, os carrinhos de autoramas eram preparados por eles mesmos. Em 1963 a loja Mobral Modelismo de São Paulo, começou a importar equipamentos e carrinhos de autorama, no ano seguinte a Brinquedos Estrela lançava seu primeiro autorama no festival realizado no DEFE, no qual Emerson Fittipaldi tiraria o terceiro lugar.
A partir daí o autorama começou a virar moda, junto com o boliche, mas a moda parou porque o material importado era muito caro e somente poucas lojas de autorama e equipes sobreviveram a isto. Em 1970 a Brinquedos Estrela lançaria novamente um outro autorama bem melhor, mais bem acabado, e de melhor performance. Três anos mais tarde (1973), foi organizado o 1º Campeonato Brasileiro de Autorama em oito cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Belo Horizonte e Santos com quase 7.000 Competidores que deveriam usar somente o equipamento nacional da Autorama Estrela.
O autorama se desenvolveu como brinquedo e como competição, são coisas bem diferentes. As equipes se aperfeiçoaram, e várias lojas e pistas de autorama profissionais de madeira foram montadas. Assim colaborando para o autorama de hoje.
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